O verão é a estação preferida de muitos brasileiros. Seja pelo calor, pelas férias ou pelos dias de sol, o período movimenta parques e praias em todo o país.
No entanto, as altas temperaturas caminham de mãos dadas com o aumento da umidade, ventos e chuvas fortes. As tempestades, por sua vez, podem provocar raios e queda de árvores, danificando a fiação das cidades e provocando desligamentos na rede de energia durante o verão.
Os fenômenos térmicos consistem no aumento da temperatura, tão comum no verão. O calor faz com que ventiladores e aparelhos de ar-condicionado sejam mais utilizados, o que requer o consumo de mais energia. Isso faz com que haja sobrecarga do sistema devido ao aumento do consumo de energia elétrica.
O período de férias escolares também pode estimular o uso de televisões, videogames e computadores. O maior número de pessoas na mesma casa também pode aumentar a necessidade do uso de freezers e maior potência de geladeiras.
Sabe-se que, no Brasil, cerca de 90% da energia elétrica é gerada em usinas hidrelétricas. A instalação de barragens e usinas é possível graças ao tamanho do país e seu grande número de bacias hidrográficas. Apesar disso, a infraestrutura de distribuição de eletricidade é vulnerável a ventos e chuvas fortes. Afinal, é no verão que as cidades do país recebem mais tempestades, podendo deixar milhares de pessoas sem energia elétrica.
As descargas atmosféricas também podem atingir alguns dos equipamentos elétricos de proteção da rede de distribuição. A queda de árvores e rompimento de cabos, por exemplo, também oferece grande risco de acidente. Caso haja suspeita de que algum cabo esteja energizado, deve-se evitar até mesmo a aproximação, pois não é necessário contato físico para haver um choque elétrico.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciarmos a conversa no WhatsApp |
|
As condições da estação também podem provocar prejuízos no fornecimento da energia elétrica. Os mais comuns são apagões e desligamentos recorrentes, que podem ser complicados de reverter rapidamente. A demora costuma provocar transtornos que podem ser solucionados com a compra ou o aluguel de um gerador.
A aquisição ou o aluguel de geradores é o método mais eficaz para evitar quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica. Este é um processo comum a diversos estabelecimentos, como shoppings, hospitais, redes hoteleiras, edifícios de segurança patrimonial e indústrias.
Para definir qual o melhor modelo de gerador para sua empresa, solicite visitas técnicas para que seja realizada uma análise individual. A equipe ou o profissional irá identificar o modelo mais adequado ao seu caso para prevenir desligamentos na rede de energia durante todo o ano.
Sejam comprados ou alugados, é preciso realizar a manutenção do equipamento gerador regularmente. Ela deve ser realizada por uma equipe especializada, garantindo a segurança e o bom funcionamento do grupo gerador. A manutenção previne falhas, quebras e mau funcionamento, reduzindo desperdícios.
•••••
Preencha o formulário abaixo para ler o
conteúdo completo
•••••
You have successfully subscribed to the newsletter
There was an error while trying to send your request. Please try again.