Existem diversas maneiras de obter energia elétrica, sendo as de fontes renováveis mais baratas e eficientes. Entre elas estão as que utilizam a força das águas, dos ventos e energia solar. No Brasil, cerca de 90% de toda energia elétrica é produzida em usinas hidrelétricas, mas um sistema eficiente de produção não impede falhas e apagões.
Tendo isso em vista, há muitas razões para que ocorram falta de energia elétrica e apagões, ou blackouts de energia. Mas isso não é exclusividade do nosso país. No mundo todo, é comum que as casas fiquem sem luz por, em média, alguns minutos no ano. No Brasil, no entanto, a média é que cada casa fique cerca de dez horas sem luz por ano.
Podem haver falhas no fornecimento de energia elétrica por diversos fatores. Entre eles estão casos de manutenção nas redes distribuidoras, sobrecarga, acidentes ou falhas no maquinário. A falta de energia também pode ser causada por chuvas abaixo da média esperada. Em casos de forte calor, os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas são ainda mais reduzidos.
A falta de energia pode inviabilizar desde a entrada de funcionários no ponto eletrônico até o processo de emissão de notas fiscais. Isso acontece porque o desenvolvimento e a implantação de tecnologias digitais nas empresas aumenta a dependência da energia elétrica. Sendo assim, o fornecimento de energia é essencial em diversos processos, como segurança, produção e comunicação. Quanto maior o período sem energia elétrica, bem como a frequência das quedas no fornecimento, maiores os danos causados às empresas.
A interrupção do fornecimento de energia por parte das concessionárias é imprevisível. Mesmo em casos programados, muitas vezes quando ocorre manutenção da rede, máquinas e acessórios, o tempo para tomada de decisão é curto e pode trazer prejuízos. Sendo assim, para prevenção de falta de energia, a adoção de fontes alternativas é a solução. Além de garantir o suprimento de energia elétrica, grupos geradores asseguram um fornecimento estável e confiável.
Os geradores podem ser adquiridos ou alugados por empresas e indústrias de acordo com suas necessidades específicas. Para auxiliar na tomada de decisão, o cliente pode solicitar visitas técnicas para análise individual. Desta forma, o profissional poderá indicar o modelo mais adequado a cada caso. Cada um dos modelos de aquisição possui suas vantagens, mas todos os geradores devem passar por uma manutenção periódica. Ela previne falhas, quebras e mau funcionamento, além de reduzir desperdícios e aperfeiçoar o desempenho dos geradores.
•••••
Preencha o formulário abaixo para ler o
conteúdo completo
•••••
You have successfully subscribed to the newsletter
There was an error while trying to send your request. Please try again.