Grupos geradores são basicamente formado por três elementos: motor a combustão interna, gerador alternador e painel de comando. Existem diversos tipos de grupo motor gerador e neste artigo vamos falar a respeito de sua composição básica.
O motor de combustão interna, também conhecido como motor a explosão, é uma máquina térmica que tem como função converter a energia proveniente da queima de combustíveis em energia mecânica. O motor a combustão interna mais utilizado em grupo geradores é o alimentados por óleo diesel, sendo que este combustível geralmente fica armazenado em um tanque metálico.
O alternador gerador, muitas vezes tratado por alternado AC ou simplesmente gerador, é uma máquina elétrica cuja função é transformar a energia mecânica, gerada pela rotação, quando acionado pelo motor a combustão (ou outra fonte com a mesma capacidade), em energia elétrica. Essa máquina funciona de acordo com o fenômeno da indução eletromagnética, ou seja, ela aproveita o mesmo princípio físico básico em que a corrente elétrica flui através do rotor, criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, processo que resultará em corrente alternada.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciarmos a conversa no WhatsApp |
O painel de comando pode ser analógico, formado por instrumentos analógicos (ponteiros) e chave de partida, ou digital (U.S.C.A.), com operação e leitura através de uma tela de LCD. Responsável por concentrar as informações de funcionamento do grupo motor gerador, as informações básicas mostradas no painel de comando são: tensão, frequência, corrente, rotação, pressão de óleo e temperatura. O painel também é responsável pela apresentação das falhas na máquina, histórico de funcionamento, e pela operação em modo manual ou automático
Na montagem de um grupo gerador a diesel utilizamos um motor a combustão acoplado a um alternador. Ambos são calçados com amortecedores de vibração e apoiados sobre um chassi metálico, que pode ser atenuado com carenagem, ou simplesmente aberto. Este conjunto é então monitorado e controlado pelo painel de controle, cuja operação pode ser manual ou automática. Nesta última, é utilizado um painel de transferência para comutação entre a rede de fornecimento convencional e o gerador, com o objetivo de alimentar a carga da instalação.
Esse conjunto deve ser corretamente dimensionado e configurado para atender a demanda de fornecimento de energia de acordo com o a necessidade de cada cliente.
Quer saber mais a respeito dos tipos de grupo motor gerador ideal?
Entre em contato que um de nossos consultores te ajudará!
•••••
Preencha o formulário abaixo para ler o
conteúdo completo
•••••
You have successfully subscribed to the newsletter
There was an error while trying to send your request. Please try again.